Existe lado positivo do stress?

Quando se fala de stress, normalmente é para ressaltar os malefícios que pode causar na saúde física e mental de uma pessoa. No entanto, quando moderado, é vital para nosso desenvolvimento.

Todos ficamos apreensivos e ressabiados quando o assunto é stress. Muito se fala e se discute sobre os malefícios que ele provoca em nossa saúde e qualidade de vida. Normalmente, a atenção está sempre focada em como evitá-lo e aliviá-lo. Porém, é importante entender que o stress tem um papel fundamental em nossas vidas.

Na dosagem certa, o stress é o ingrediente vital para se desenvolver e alcançar sucesso e satisfação em diferentes aspectos da vida! Entenda por que.

O que é o stress?

Stress é a soma de respostas físicas e mentais causadas por determinados estímulos que designam desgaste, fazendo presente a necessidade de uma reação adaptativa. Inicialmente essa reação demanda recursos que não possuímos para enfrentá-la.

Estímulos estressores podem ser os mais variados: desde situações vistas como negativas como o desemprego, por exemplo, uma situação que oferece perigo como um assalto ou acidente, até situações vistas como positivas e desejadas, como uma promoção no trabalho, o casamento, o nascimento de um filho, entre outras.

A presença de estímulos estressores desencadeia alterações físicas como liberação e produção de cortisol e adrenalina. Recentes pesquisas científicas apontam benefícios na saúde física em rotinas onde o stress é moderado. São eles:

  • otimização do desempenho intelectual,
  • memória,
  • capacidade de aprendizado,
  • fortalecimento do sistema imunológico, entre outros.

Mas em nossa mente, qual os benefícios do stress?

Existe lado positivo do stress?

Os benefícios do stress

Qualquer situação que exija adaptação ou que desencadeie desconforto será reconhecida pela nossa mente como um estímulo estressante e, nesse sentido, o stress tem um papel fundamental: nos faz buscar possíveis soluções ou recursos que viabilizem a adaptação ao meio, de maneira que nossa sobrevivência e qualidade de vida sejam preservadas.

O desconforto nos faz buscar meios em que encontremos novamente uma posição confortável e segura. Por isso, pode-se afirmar que, em doses moderadas, o stress estimula diretamente nosso desenvolvimento. Quer alguns exemplos?

  1. Ao estar insatisfeito com o emprego, o desconforto pode fazer com que você busque o entusiasmo necessário para se recolocar no mercado de trabalho, e ainda conseguir uma remuneração melhor.
  2. Ao passar por mudanças drásticas na rotina, como quando há o nascimento de um filho ou o casamento, a busca pela reorganização da rotina e prioridades se faz necessária. A resposta ao stress inicial é o que permite encontrar meios para recuperar o conforto e prazer no novo estilo de vida, independente das responsabilidades e mudanças que o processo implica.
  3. Ao sentir-se defasado em algum aspecto do trabalho, faculdade ou escola, você poderá encontrar a motivação necessária para buscar uma forma de se aperfeiçoar, agregando valor intelectual e/ou profissional a seu perfil.
  4. Ao sentir que grande parte de sua rotina é prejudicada pelo tempo que leva no trânsito diariamente, é possível que você sinta a necessidade de otimizar seu tempo, seja aproveitando o trajeto para treinar idiomas, escutar audiolivros ou buscando um trabalho mais perto de casa.
Existe lado positivo do stress?

Não há dúvidas de que o stress é um estímulo vital para o desenvolvimento de resiliência, capacidade que permite se adaptar a mudanças, superar obstáculos, resistir à pressão, encontrar soluções estratégicas e superar as inúmeras adversidades da vida.

É possível olhar o stress sob outra perspectiva, identificando aquelas situações em que efetivamente é sinal de que algo em sua vida precisa de ajustes! Por isso, ao sentir-se desconfortável, ao invés de investir atenção e energia apenas no alívio do stress, trate de mudar o ponto de vista e repensar seu funcionamento para otimizar sua saúde e qualidade de vida.

E, se sentir que é impossível avançar sozinho, peça ajuda a um psicólogo especializado no assunto.

Fotos: por MundoPsicólogos.com

Compartilhe:
Avatar
Maitê Hammoud
maitehammoud@hotmail.com