Quais os 3 tipos de transtornos de ansiedade mais comuns?

Muitas pessoas sabem um pouco do que se trata a ansiedade e seus sintomas: taquicardia, sensação de falta de ar, tremores, pensamentos intrusivos, entre outros.

Mas o que muitas pessoas não sabem é que existem diversos tipos de transtornos de ansiedade e que alguns deles são mais comuns do que outros.

Pensando nisso, elaboramos este artigo para explicar um pouquinho mais dos 3 transtornos de ansiedade mais frequentes!

Quais os tipos de transtornos de ansiedade?

Temos 11 tipos de transtornos de ansiedade considerados pelo Manual Diagnóstico de Transtornos Mentais (DSM 5).

Quais são eles?

Transtorno de ansiedade de separação, mutismo seletivo, fobia específica, transtorno de ansiedade social (fobia social), transtorno de pânico, agorafobia, transtorno de ansiedade generalizada (TAG), transtorno de ansiedade induzido por substância/ medicamento, transtorno de ansiedade devido a outra condição médica e outro transtorno de ansiedade especificado e transtorno de ansiedade não especificado.

Quais destes transtornos são mais comuns e frequentemente diagnosticados e quais são suas características?

1) Transtorno do pânico (também conhecido como síndrome do pânico)

Quem sofre desse transtorno costuma sofrer de intensas crises de pânico e ansiedade. Os sintomas que prevalecem em uma crise é a sensação de não conseguir respirar, taquicardia, tremores e medo intenso da morte. Quando não está em crise, aquele que sofre de transtorno de pânico sofre com o medo intenso e persistente de sofrer uma nova crise, sintomas característicos da ansiedade como taquicardia e sudorese, além de preocupações intrusivas e persistentes relacionadas ao temor da morte. Com ou sem a presença de estímulos consideráveis, a pessoa fica suscetível a sofrer de uma nova crise e com frequência busca cuidados hospitalares sem sucesso em diagnósticos laboratoriais ou de imagem que justifiquem o mal-estar.

2) Transtorno de ansiedade generalizada (TAG)

Aqueles que sofrem de TAG não costumam ter medos específicos como os temores relacionados a morte como no transtorno de pânico, porém, sofrem intensamente com sintomas de ansiedade que além de causarem extremo mal-estar, contribuem para uma rotina disfuncional. Podemos destacar como principais sintomas: taquicardia, sudorese, formigamento, preocupações excessivas e intrusivas sobre qualquer assunto (sejam importantes ou não), prejuízos na concentração e memória, enrijecimento muscular e perturbações no sono.

3) Ansiedade social (Fobia Social)

Neste transtorno, a pessoa sofre intensamente dos sintomas de ansiedade já mencionados anteriormente previamente ou durante a exposição social. São frequentes pensamentos intrusivos e persistentes que levam ao medo da rejeição, reprovação ou humilhação. Além de levar ao isolamento social como uma forma preventiva daquele que sofre desta fobia para se proteger da manifestação dos sintomas, este tipo de fobia pode ser altamente disfuncional na rotina social e profissional pois leva a esquiva de qualquer tipo de relacionamento. Uma pessoa que sofre com ansiedade social por exemplo, pode dar preferência em subir muitos andares de escada do que optar pelo elevador apenas pela tensão de falar “bom dia” a colegas de trabalho.

Quais os 3 tipos de transtornos de ansiedade mais comuns?

Nada incomum

De acordo com dados fornecidos pela Organização Mundial da Saúde (OMS), 18,6 milhões de brasileiros sofrem de algum transtorno de ansiedade. Estima-se que estes números sejam ainda superiores em função de que muitas pessoas por resistência ou ausência de informação não buscam tratamento excluindo o diagnóstico nos dados estatísticos.

Ainda de acordo com a OMS, o Brasil é considerado o país mais ansioso do mundo.

O que é um transtorno de ansiedade e como me tratar?

O transtorno de ansiedade é um transtorno psicossomático, ou seja, que envolvem alterações tanto no corpo quanto na mente, portanto o tratamento indicado é multiprofissional, onde o paciente é acompanhado por um psicólogo e um médico psiquiatra.

Se você se identificou com algum destes sintomas ou transtornos, não deixe de procurar apoio profissional!

Compartilhe:
Tags:
,
Avatar
Maitê Hammoud
maitehammoud@hotmail.com