diante do fim

Diante do fim: quais as etapas até um novo recomeço?

Seja casamento ou namoro, estar diante do fim de um relacionamento é sempre doloroso. Passamos por um processo de adaptação, lidamos com inúmeras dúvidas e questionamentos. E, para aqueles que sofrem intensamente pela perda de alguém, qualquer previsibilidade de quando a dor passará soa com um toque de esperança.

Assim quando perdemos alguém que faleceu, o término de um relacionamento também envolve o processo de elaboração de luto.

Conhecer estas etapas pode auxiliar a compreender o que estamos sentindo e vivendo, tornando o momento um pouco menos desconfortável.

Quais os processos da elaboração de luto diante do fim de um relacionamento?

Negação

Nesta etapa inicial é comum que aquele que esteja diante do fim de um relacionamento não sofra. É aquele momento em que a “ficha ainda não caiu”.

E é comum que a pessoa negue as circunstâncias acreditando se tratar de um momento passageiro na relação, o que a faz continuar vivendo como se nada tivesse acontecido na relação. Ou seja, buscando o parceiro como se tudo estivesse normal.

Barganha

Neste segundo momento, a pessoa se dá conta de que de fato está diante do fim, e mediante a intensa dor que sente tende a barganhar com o parceiro ou com figuras religiosas que lhe despertem fé clamando pela volta do parceiro.

São aqueles momentos de promessas de que tudo mudará, da quebra de valores sólidos estabelecidos dentro de nós, tentativas de reatar e abandono das circunstâncias ou decisões que levaram ao fim do relacionamento.

Raiva

O terceiro momento é marcado pela raiva. O sofredor é tomado por intenso sentimento de raiva e costuma tomar decisões impulsivas para ofender ou agredir o ex parceiro e frequentemente é aquele momento em que todas as memórias da relação como fotos e presentes são destruídos ou jogados fora.

O ex parceiro torna-se culpado pelo intenso sofrimento e tudo que pode ter sido vivido de bom é anulado em nossas memórias, tornando-o repulsivo nesta etapa do processo.

Depressão

A penúltima etapa do processo de elaboração de luto costuma ser a mais longa e dolorosa. Já conformado e livre dos sentimentos de raiva e indignação, é experimentado o intenso sentimento de tristeza pela perda do amado e da relação. Este é o momento em que nossa memória costuma selecionar apenas as lembranças boas e a rotina ganha uma nova dinâmica diante da falta que passamos a conhecer.

Por não costumar ser uma etapa tão próxima do término da relação, amigos e familiares costumam questionar o sofrimento considerando que já faz algum tempo que ocorreu o fim da relação, desvalidando a dor.

Costuma ser um momento de introspecção, questionamentos e de intensa tristeza diante da ausência de esperança na retomada do relacionamento ou da possibilidade de ser feliz no amor novamente.

Aceitação

A última etapa da elaboração do luto é denominada aceitação. Este é o momento em que a dor começa a se dissipar e aquele que vinha lidando com o sofrimento constante, começa perceber o despertar para novos relacionamentos diante da aceitação da ausência do outro e da integração de tudo que foi vivido ou assimilado em seu último relacionamento.

Quanto tempo leva?

Diante do desespero e da dor intensa é frequente o questionamento de quanto tempo se leva para que seja concluída a elaboração do luto. Seria impossível estipularmos um prazo para que as etapas sejam vividas, tudo depende da disponibilidade emocional e subjetividade de cada um.

Com base na teoria psicanalítica, estima-se que o período de elaboração de luto pode levar até 2 anos para ser concluído.

Apoio

Por ser um processo de autoconhecimento e fortalecimento emocional, a psicoterapia pode ser um grande aliado no processo de elaboração de luto pelo fim de um relacionamento.

O processo somado a rituais ou atividades que possam simbolizar a evolução ao longo das etapas pode oferecer inúmeros benefícios e favorecer otimização do processo na busca pelo bem estar e superação.

Compartilhe:
Avatar
Maitê Hammoud
maitehammoud@hotmail.com