toc-toc

TOC-TOC: uma ótima opção de filme divertido na Netflix

Para aqueles que adoram filmes divertidos que abordem assuntos psicológicos o filme TOC-TOC disponível no catálogo da NETFLIX é uma excelente opção!

Como o próprio nome sugere, o filme trata com muito humor o Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC) demonstrando em seus personagens as diferentes formas de manifestação e de uma maneira sensível, retrata o sofrimento e dificuldade na convivência com o transtorno.

O envolvimento acontece a partir do encontro de seis pacientes na sala de espera de um Doutor renomado especializado no assunto. Seu longo atraso resulta na divertida interação dos personagens que arriscam por si mesmos em realizar uma sessão de terapia de grupo.

TOC-TOC: O que é o transtorno obsessivo compulsivo?

O transtorno obsessivo compulsivo, mais conhecido como TOC, costuma estar associado a quadros de ansiedade e possui como principal característica a presença de obsessões e/ou compulsões.

Quem sofre de TOC sente-se vulnerável diante de pensamentos intrusivos e persistentes sobre algum tema específico e com comportamentos compulsivos os quais sentem-se impotentes na possibilidade de controle.

Uma das falas de Blanca demonstra como o transtorno pode ser incapacitante, resultando no isolamento social e na dificuldade de administração do tempo e de tarefas cotidianas:

“Às vezes a limpeza ocupa tanto de meu dia a dia que mal tenho tempo de viver a vida por exemplo, acabei me isolando do mundo.”

Ou então a revelação de Ana Maria:

“Eu também não tenho vida… Minhas amigas também não me chamam para tomar chocolate, eu nunca chego na hora. Tenho pensamentos estranhos, ideias que passam pela minha cabeça e que são sempre as mesmas; as vezes acho que posso ser muito má, como se outra pessoa morasse dentro de mim, ou duas, ou três.”

Causas

O TOC costuma estar associado a quadros de ansiedade e frequentemente se desenvolvem ou evoluem a partir da experiência de um trauma ou evento estressor. A personagem Liliana revela como tudo começou demonstrando aspectos comuns daqueles que convivem com o transtorno:

“Acontece uma coisa na minha cabeça que me obriga a repetir tudo… Isso acontece desde que meu pai morreu, se eu não repetir as palavras eu tenho medo de morrer.”

Por mais que exista consciência e reconhecimento de seus pensamentos e comportamentos como injustificáveis ou desproporcionais, aquele que sofre com o transtorno simplesmente não consegue controlar os próprios atos.

Comm isso ele sente-se impotente diante de seus longos rituais o que muitas vezes acarreta inúmeros prejuízos em sua rotina, cumprimento de compromissos e que pode também oferecer riscos a saúde por exposições e repetições desnecessárias.

Os tipos de TOC

Cada um dos pacientes da sala de espera de Dr. Palomero possui um tipo diferente de TOC. Quais são eles?

  • Emilio: sofre de aritmomania que leva a inúmeras contas matemáticas ao longo do dia com qualquer tipo de estímulo – soma de placa de carros, contagem de degraus, quantidade de objetos iguais, entre outros e também sofre de acumulação, possuindo um imenso terreno com objetos sem qualquer tipo de função ou valor, que poderiam ser descartados no dia a dia;
  • Blanca: sofre por TOC de contaminação possuindo inúmeros rituais de limpeza e temores intensos sobre assepsia, contaminação ou contração de doenças;
  • Ana Maria: sofre pelo TOC de verificação fazendo com que possua inúmeros rituais de verificação em sua rotina, desde a conferência de objetos em sua casa como também rituais religiosos;
  • Lili: sofre pela compulsão de repetição causando prejuízos em sua comunicação diante da necessidade de repetir todas as suas falas duas vezes;
  • Otto: sofre de TOC por simetria possuindo uma necessidade exagerada por organização, simetria e sentindo-se incapaz de pisar em listras que impedem a uniformidade do piso.

O único paciente que aguarda na sala de espera, mas não sobre de TOC é Frederico, que sofre de Síndrome de Tourette, um transtorno neuropsiquiátrico que motiva tiques físicos e vocais involuntários.

Como funciona o tratamento de TOC?

Muito além da aventura dos pacientes do filme, o transtorno obsessivo compulsivo é um transtorno psicossomático que pode ser até mesmo incapacitante em graus mais graves. O tratamento indicado costuma envolver além de acompanhamento psicológico, consultas periódicas com o médico psiquiatra.

Compartilhe:
Avatar
Maitê Hammoud
maitehammoud@hotmail.com