A diferença entre tristeza e depressão

O que define a tristeza e a depressão? Seriam sinônimos para um mesmo problema? Descubra essa e outras respostas neste artigo. Saiba como identificá-las e, especialmente, quando pedir ajuda.

Para leigos, tristeza e depressão podem ser sinônimos, mas não são! A compreensão de suas diferenças é decisiva para dar o passo de buscar apoio profissional, prevenindo a evolução de um quadro depressivo e, assim, minimizando seus prejuízos, tanto na saúde como na qualidade de vida e relações interpessoais.

Você têm dúvidas sobre o que representa tais conceitos? Não sabe classificar os sintomas e fica perdido à espera de um diagnóstico? Entenda a seguir as principais diferenças entre tristeza e depressão:

Tristeza

A tristeza sempre é atribuída a alguma razão, ou seja, a pessoa consegue compreender os motivos que despertaram o sentimento. Aliás, os pensamentos sobre a razão de estar triste são recorrentes.

As diferenças entre tristeza e depressão

Pessoas tristes também sofrem de sintomas físicos, no entanto, não existe desiquilíbrio em seu organismo que demande o suporte medicamentoso.

Depressão

Quem se sente triste pode chorar, sentir apertos no peito ou na garganta, ou sofrer com alterações no apetite.

Na depressão podem existir acontecimentos que motivaram a tristeza, porém o sentimento é intenso e persistente. Com o passar do tempo, o que desencadeou o quadro vai perdendo sua forma, fazendo com que a tristeza esteja presente a todo momento, não estando necessariamente vinculada ao que originou a depressão.

Ela vai invadindo acontecimentos e situações que antes despertavam êxtase ou alegria. Os sintomas físicos estão relacionados principalmente ao desequilíbrio na produção de neurotransmissores. Porém, podem estar presentes, além do choro:

  • a angústia
  • as alterações no apetite e no sono
  • a indisposição
  • a letargia
  • as dificuldades de concentração
  • a perda de libido
  • o isolamento social
  • os pensamentos suicidas, entre outros sintomas.

Fator inquestionável: a duração

Outra questão que serve para distinguir tristeza e depressão é a duração. A depressão é persistente, podendo ser diagnosticada pelo menos 15 dias após o início dos sintomas. Por isso, sentindo sintomas como os mencionados acima com uma duração superior a 15 dias, não deixe de procurar apoio profissional.

Tratamento: tristeza e depressão demandam apoio profissional?

A tristeza é uma emoção inerente ao ser humano, tornando-se natural em situações de perdas, fracassos, reprovação, desemprego, entre outras. Por ser comum da natureza humana, não necessariamente demandará tratamento. Porém, quando recorrente, o acompanhamento psicológico pode auxiliar no fortalecimento emocional, minimizando o sentimento e contribuindo assim para a reconquista do bem-estar.

Já na depressão, por se tratar de uma doença psicossomática, é indicado que exista acompanhamento psiquiátrico e psicológico. O psicólogo auxiliará nas questões emocionais, oferendo acolhimento e diminuindo os prejuízos que decorrem dos sintomas do quadro. Tudo isso contribui para uma melhor saúde mental. Por outro lado, o psiquiatra avaliará a necessidade do suporte medicamentoso para a estabilização do organismo, diminuindo a manifestação dos sintomas físicos a curto prazo.

Compartilhe:
Avatar
Maitê Hammoud
maitehammoud@hotmail.com